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História dos Efeitos Visuais – Dicas de filmes pioneiros no uso de CGI

Uma breve listagem com alguns filmes essenciais e pioneiros para quem quer compreender mais sobre a história do entrelaçamento Computação Gráfica (CGI) e Cinema.

 

Westworld (1973) e Futureworld (1976)

Westworld (direção de Michael Crichton) destaca-se por ser o primeiro filme comercial a utilizar técnicas de computação gráfica.


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Neste caso, imagens foram tratadas digitalmente para que ficassem pixeladas, com o intuito de representar a visão do androide principal, interpretado pelo ator Yul Brynner.

Em Futureworld (direção de Richard T. Heffron), continuação de Westworld, é mostrada pela primeira vez no cinema, uma imagem em 3D criada em computação gráfica. Tratava-se do rosto digitalizado do ator Peter Fonda, que interpretava um dos personagens principais.

Futureworld apresenta também as primeiras animações 3D em CGI. O filme conta com imagens dos trabalhos dos pesquisadores Edwin Catmull e Frederic Ira Parke que foram incorporadas a uma sequência do filme.

Portanto, ao fazer parte de Futureworld, os projetos destes dois cientistas se tornaram as primeiras imagens animadas 3D em CGI vistas no Cinema.

Cartaz do filme Westworld
Cartaz do filme Westworld

 

Cartaz do filme Futureworld
Cartaz do filme Futureworld

 

O sistema de partículas de Reeves em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)

O pesquisador William Reeves criou o método de representação de objetos particulados dinâmicos que ficou conhecido como sistema de partículas, pelo qual se conseguia modelar formas irregulares e fenômenos até então considerados “amorfos” como nuvens, fumaça e espumas das ondas do oceano.

A criação de Reeves foi utilizada pela primeira vez em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, na sequencia que mostrava a ressurreição de um planeta morto.

O filme tem como diretor Nicholas Meyer.

 

Cartaz do filme Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
Cartaz do filme Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan

 

O cavaleiro saído de um vitral em O Enigma da Pirâmide (1985)

Em O Enigma da Pirâmide (direção de Barry Levinson) temos o cavaleiro saído de um vitral, personagem digital que interagia com um ator, no caso, na emblemática cena da igreja.

Desse modo, temos neste filme o primeiro personagem digital com aparência humana em um filme live-action.

Cartaz do filme O Enigma da Pirâmide
Cartaz do filme O Enigma da Pirâmide

 

O Segredo do Abismo, vencedor do Oscar de Efeitos Especiais de 1990

A empresa de efeitos visuais Industrial Light & Magic (ILM) criou para este filme um personagem inteiramente digital, o pseudópode alienígena de água.

O Segredo do Abismo estabeleceu um importante avanço para a integração entre computação gráfica e filmagem, pois, até então, ninguém havia incorporado um personagem feito no computador a um filme live-action da maneira executada para este filme.

James Cameron é o diretor deste clássico da ficção científica de 1989.

Cartaz do filme O Segredo do Abismo
Cartaz do filme O Segredo do Abismo

 

Os efeitos invisíveis criados em computação gráfica no filme Forrest Gump (1994)

Destacam-se neste filme os chamados efeitos invisíveis criados por meio das técnicas de computação gráfica.

Em muitas sequencias, temos este tipo de efeito, como aquela em que o personagem principal Forrest participa de um jogo de futebol americano. Neste caso, a computação gráfica multiplicou os torcedores que de duzentos figurantes passaram a milhares de pessoas.

O filme tem Robert Zemeckis como diretor.

Cartaz do filme Forrest Gump: O Contador de Histórias
Cartaz do filme Forrest Gump: O Contador de Histórias

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