Slide-Apresentação-Evento ExperimentAnima 2022
animação,  cgi,  eventos,  história da animação

Participação no evento ExperimentAnima 2022

Tive a honra de participar mais uma vez do evento ExperimentAnima 2022 (II Encontro Nacional de Animação Experimental) apresentando uma análise sobre o curta-metragem pioneiro de Edwin Catmull, A Computer Animated Hand, marco da animação em CGI.

O evento organizado pelo Núcleo de Design de Animação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná apresentou diversas palestras no período de 22 a 26 de agosto de 2022.

 


Publicidade


Introdução

A década de 1970 foi significativa para o desenvolvimento das imagens geradas pelo computador.

Pode-se observar técnicas pioneiras neste período, como o “sombreamento de Gouraud” (Gouraud shading), de Henri Gouraud, apresentada na sua tese de 1971 intitulada Computer Display of Curved Surfaces.

Destaca-se também as primeiras imagens de faces tridimensionais realizadas em CGI por Frederic Ira Parke, como parte do curso ministrado por Ivan Sutherland na Universidade de Utah, em 1971.

Em sequência, tivemos outras importantes pesquisas de Parke e Edwin Catmull.

Enquanto Parke deu continuidade às pesquisas na área da animação facial em CGI, Catmull apresentou um modelo digitalizado de sua mão esquerda (1972).

O filme de quatro minutos, A Computer Animated Hand fazia parte deste trabalho para a Universidade de Utah.

 

Confiram abaixo a minha palestra na Mesa 2 do dia 22/08/22 no evento ExperimentAnima 2022

 

Referências bibliográficas

CATMULL, Ed; WALLACE, Amy. Criatividade S.A.: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014.

CAZALS, Thierry. Le monde comme simulacre et programmation. Cahiers du Cinéma, Paris, n. 399, p. 50-58, set. 1987.

GOURAUD, Henri. Computer display of curved surfaces. Disponível em: <https://collections.lib.utah.edu/details?id=706615>. Acesso em: 24 jul. 2022.

PARKE, Frederic Ira. Computer generated animation of faces. Disponível em: <https://collections.lib.utah.edu/ark:/87278/s6cv7svx>. Acesso em: 28 jul. 2022.

PARKE, Frederic I.; WATERS, Keith. Computer facial animation. Massachusetts: A K Peters/ CRC Press, 2008.

SITO, Tom. Moving Innovation: A history of computer animation. Londres: The MIT Press, 2013.

UTTERSON, Andrew. A computer animated hand. Disponível em: <https://www.loc.gov/static/programs/national-film-preservation-board/documents/computer_hand2.pdf>. Acesso em: 10 maio 2022.

VAZ, Mark Cotta; DUIGNAN, Patricia Rose. Industrial Light & Magic: into the digital realm. Nova Iorque: Ballantine Books, 1996

 

Confiram também a minha participação no evento de 2021:

https://cinemaepixels.com.br/2021/08/31/participacao-no-evento-experimentanima-2021/

 

Participação no evento ExperimentAnima 2021

 

Publicado por Ana Aparecida R. Jares
Pesquisadora sobre Efeitos Visuais no Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.