Dica de Filme: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Uma história que nos prende do início ao fim!
Bastante cativante e intensa ao mesmo tempo, A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society, 2018) é um daqueles filmes para ver e rever sempre! Eu mesma já vi umas três vezes!!
Baseado no livro homônimo de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, a história é sobre Juliet Ashton, uma jovem escritora que encontra pessoas que irão tocar sua vida para sempre!
Publicidade
Juliet vive com as dolorosas lembranças da perda de seus pais durante a Segunda Guerra Mundial.
A escritora está noiva de Mark Reynolds (Glen Powell) e com uma agenda de compromissos de trabalho cheia. No entanto, ela sente, de alguma forma, que não se encaixa neste mundo pós-guerra.
Uma carta que ela recebe chama a sua atenção. Se trata da correspondência de um morador da ilha de Guernsey que faz parte de um grupo literário denominado Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata. Este é o início de uma grande virada em sua vida.
A Sociedade Literária de Guernsey e a Torta de Casca de Batata
Moradores da cidade de Guernsey fundam durante a Segunda Guerra um grupo de leitura. Formado de improviso para os proteger, o grupo se tornou também uma rede de apoio para cada um dos membros, todos assolados pelas perdas da Guerra.
Por conseguinte, mesmo após o fim da Guerra, o grupo continuava se encontrando.
Dawsey Adams (Michiel Huisman), fazendeiro, é um dos integrantes. E é ele quem escreve para Juliet pedindo a indicação para a compra de um livro em Londres.
Assim, depois da troca de algumas cartas. a escritora resolve visitar o local, com o intuito de conhecer o grupo e decerto, escrever a respeito.
Dawsey cita em carta à Juliet:
“Nosso clube do livro de sexta à noite virou nosso refúgio. Uma liberdade particular sentir o mundo escurecer à sua volta e precisar só de uma vela para vislumbrar novos mundos. Foi o que encontramos na nossa Sociedade. Mas não preciso te dizer isso… Você já sabe do que os livros são capazes. É algo que compartilhamos, por mais diferentes que sejam nossas vidas.”
Histórias que se cruzam
Inesperadamente, a vida da escritora se cruza com a história dos integrantes do grupo literário, em especial a de Elizabeth McKenna (Jessica Brown Findlay) e de Dawsey Adams, por quem acaba se apaixonando.
Um belo trecho do filme:
“Estávamos todos famintos, mas foi Elizabeth quem percebeu nossa verdadeira fome. De contato, da companhia de outras pessoas, de fraternidade”.
Esta frase do filme é simplesmente linda e tão essencial! Sobre a necessidade das pessoas estarem juntas e se apoiarem em momentos difíceis.
Em um jantar promovido às escondidas por Elizabeth naqueles tempos sombrios, os vizinhos se uniram, cada um oferecendo algo. Um porco assado, bebida caseira e uma torta de cascas de batata. Portanto, aí está parte do nome da história.
No momento em que entra em contato com o grupo, a escritora começa a entender que existem segredos que unem também aquelas pessoas. Em princípio, Juliet não consegue entender o que aconteceu com Elizabeth que não está mais no grupo. Entretanto, no decorrer do filme, todos os seus questionamentos vão sendo respondidos.
O filme tem um final bem clichê, vamos dizer assim, contudo, isso não atrapalha em nada o nosso envolvimento com a história e os personagens.
Fica a dica!
Elenco de estrelas
O elenco é espetacular!
Lily James interpreta Juliet. Na minha opinião, Lily é uma das melhores atrizes desta última década. Adoro o seu papel em Downton Abbey como Lady Rose MacClare.
Versátil, a atriz, inclusive, neste ano de 2022 está concorrendo ao prêmio Emmy de Melhor Atriz pela sua interpretação como Pamela Anderson na minissérie Pam & Tommy.
Temos a talentosíssima Penelope Wilton como Amelia Maugery e Jessica Brown Findlay como Elizabeth. Atrizes que podemos ver em papéis inesquecíveis na brilhante série Downton Abbey como Isobel Crawley e Lady Sybil Crawley, respectivamente.
O filme conta também com Tom Courtenay ator indicado ao Oscar duas vezes pelos filmes Doutor Jivago (1965) e O Fiel Camareiro (The Dresser, 1983).
A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata está disponível na Netflix.
Confiram o trailer:
Publicado por Ana Aparecida R. Jares Pesquisadora sobre Efeitos Visuais no Cinema