Red:Crescer é uma Fera, indicado ao Oscar 2023
Red: Crescer é uma Fera (Turning Red) é a uma encantadora produção da Pixar e que concorre ao Oscar de Melhor Longa de Animação neste ano de 2023.
Em primeiro lugar, como destaque, temos uma protagonista feminina e, falando sobre isso, que bom que estamos observando avanços neste quesito, tanto nos filmes da Pixar quanto nos filmes da Walt Disney Animation Studios.
No ano passado, em 2022, por exemplo, Encanto, filme da Walt Disney Animation Studios, ganhou o Oscar de Melhor Longa de Animação. Neste filme, temos a personagem Mirabel como protagonista e muitos outros personagens femininos em destaque no filme, como suas irmãs e avó.
Publicidade
Crescer e amadurecer
Red: Crescer é uma Fera trata sobre o crescimento e amadurecimento de Meilin Lee, uma adolescente de treze anos que é excelente aluna, super inteligente e que se destaca em tudo o que faz.
Além dos estudos, ela ajuda a mãe em um templo dedicado à memória de uma ancestral. Agradar a sua mãe é algo que Meilin Lee faz o tempo todo.
Porém, ela está mudando com a puberdade. E essa mudança é retratada de uma maneira muito interessante.
Meilin Lee desejava ser a filha perfeita. No decorrer do filme, observamos também que, Ming Lee, a mãe de Meilin Lee, tem problemas de relacionamento com sua mãe. Vemos, portanto, que ela acabou transferindo esses problemas para a criação de Meilin Lee.
Desta forma, não tem como não lembrarmos de Merida e seu relacionamento com a mãe em Valente ou então a protagonista de Encanto, todas sobrecarregadas com as expectativas de suas famílias sobre elas. No entanto, o grande triunfo da jornada de Meilin Lee é poder dizer um basta a tantas expectativas e ser ela mesma.
Algo acontece e ela se transforma no Panda Vermelho. No início, o que parecia assustador, agora se torna parte dela. Visto que, quando ela está como Panda Vermelho, ela se torna divertida e mais leve.
O filme é dirigido por Domee Shi, vencedora do Oscar por Bao, Melhor Curta de Animação de 2019.
Não quero trazer spoilers para quem ainda não teve a oportunidade de ver o filme. Então, fica aqui a dica desta produção cativante!
Saiba mais sobre o filme: https://www.pixar.com/turning-red
Onde assistir: Disney Plus
Publicado por Ana Aparecida R. Jares. Pesquisadora sobre efeitos visuais no Cinema. Doutora em Artes Visuais.