História da Animação: Hunger, de Peter Foldes, 1974
Hunger, curta de animação de Peter Foldes, foi uma das primeiras animações a utilizar softwares de computador.
O filme trata de temas como consumismo e ganância e mostra a trajetória de um homem que se transforma pelos seus atos consumistas.
Para a realização do filme, o artista e diretor trabalhou em parceria com os cientistas Dr. Nestor Burtnyk e Dr. Marceli Wein. Os dois cientistas desenvolveram um software para a área de animação.
Publicidade
Primeiramente, Hunger é um grande exemplo da união entre arte e ciência naqueles anos. Com o objetivo de explorar as possibilidades criatividades de uma nova ferramenta, ou seja, o computador, artistas trabalharam em parceria com grandes nomes da ciência.
No Brasil, temos, por exemplo, a colaboração entre o artista Waldemar Cordeiro e o cientista Giorgio Moscati. Confira mais sobre esta parceria em: https://cinemaepixels.com.br/2022/10/04/arte-computacional-a-obra-de-waldemar-cordeiro/
Hunger foi a primeira animação, que utilizou técnicas de computação gráfica, a ser nomeada a um prêmio Oscar em sua categoria, ou seja, Melhor Curta de Animação.
O filme ganhou o Prêmio Especial do Juri no Festival de Cannes.
Confira o link abaixo do National Film Board of Canada (NFB) sobre o filme Hunger de Peter Foldes:
https://www.nfb.ca/film/hunger/
Saiba mais sobre o trabalho dos cientistas Nestor Burtnyk e Marceli Wein:
BURTNYK, N.; WEIN, M. Interactive Skeleton Techniques for Enhancing Motion Dynamics in Key Frame Animation. Disponível em: <https://www.cs.drexel.edu/~david/Classes/Papers/p564-burtnyk.pdf>.
Confira o curta-metragem Hunger abaixo: