Clássicos do Cinema: Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli
Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello sole, sorella luna), um clássico do cinema, de Franco Zeffirelli, mostra a vida de São Francisco e Santa Clara de Assis.
Dia 4 de outubro comemoramos o dia desse santo, um dos mais queridos e famosos do mundo. A humildade, fraternidade, amor pelos excluídos e para com todos os seres da natureza são exemplos dados às nós por esse homem que nasceu na cidade de Assis, Itália, entre 1181 e 1182.
Sua vida se espelhou nos ensinamentos do próprio Cristo, e por isso, Francisco é chamado de O Espelho da Perfeição ou O Espelho de Cristo.
Publicidade
No dia 11 de agosto, comemoramos Santa Clara de Assis, seguidora de São Francisco e fundadora da Ordem das Clarissas.
Um clássico dos filmes religiosos
O cinema já nos brindou com alguns filmes sobre a vida do santo, contudo, nenhum é tão famoso, quanto Irmão Sol, Irmã Lua.
O filme de 1972 conta a trajetória de Francisco desde a sua vida como um jovem comum com sonhos de se tornar um cavaleiro, passando pela sua conversão até culminar com o total desprendimento da vida material. O santo começou uma obra que se tornaria exemplo de vida para todos, guiada pelos princípios de Cristo de amor ao próximo, aos excluídos, à todo ser vivo.
A produção tem como atores principais Graham Faulkner que interpreta São Francisco e Judi Bowker como Santa Clara de Assis. Alguns anos mais tarde em 1981, podemos ver a atriz na primeira versão de Fúria de Titãs, como a personagem Andrômeda.
Ademais, o filme conta também com a participação especial de Alec Guinness como o Papa Inocêncio III.
Irmão Sol, Irmã Lua recebeu indicação ao Oscar de Melhor Direção de Arte em 1974. Além disso, a produção de Zeffirelli traz ainda uma belíssima fotografia e uma trilha sonora comovente.
Logo após, Zeffirelli, em 1977, faria também o mais conhecido e mais belo filme sobre a vida de Cristo, Jesus de Nazareth.
Portanto, fica aqui a dica deste belíssimo filme!